quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SEOP-Pr entrega obra do Colégio Severo em Tunas do Pr



governador Orlando Pessuti, a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, e o prefeito Jorge Luiz Martins Tavares inauguraram nesta quarta-feira (16), em Tunas do Paraná, o Colégio Estadual Severo Ferreira Ruppel, que recebeu investimento de R$ 2,5 milhões. A nova escola vai beneficiar mais de 800 alunos do ensino fundamental, da educação de jovens e adultos, do ensino médio e do ensino profissionalizante
“Quando assumimos o governo, assumimos o compromisso de mudar a realidade do Vale da Ribeira, uma das regiões mais pobres do Estado. A prova desta transformação está aqui em Tunas do Paraná, onde construímos uma escola como esta. Uma outra escola deste porte está sendo construída na localidade de Marques de Abrantes.E, daqui uns dias, estaremos de volta aqui para liberar recursos para o recape asfáltico de várias ruas e para entregar a Clinica da Mulher e da Criança”, disse o governador durante a solenidade, que contou ainda com a presença dos deputados Enio Varre, Kielse Crisostomo, Beth Pavin e Edson Strapasson.
Pessuti disse que pretende continuar trabalhando em parceria com o prefeito Jorge Luiz Tavares e que o “nosso próximo desafio será a pavimentação da rua que liga o centro da cidade ao Colégio Estadual Severo Ruppel”.
O prefeito Jorge Luiz Tavares também fez questão de enaltecer a parceria que o município mantém com o governo do Estado, que transformou Tunas do Paraná “num verdadeiro canteiro de obras”. “Hoje mesmo o governador fez a entrega de um aparelho de raio-x no Hospital Municipal. Agradeço ao governador em nome principalmente de nossas crianças, que antes eram obrigadas a fazer exames de raio x em Campina Grande do Sul. Esse é um presente que Tunas recebe do governo, assim como recebeu este colégio, a Biblioteca Cidadã e três postos de saúde. E vamos continuar recebendo muito mais, com a clinica da mulher e o colégio estadual em Marques do Abrantes”.

CUIDADOS – Durante a visita, Yvelise falou com professores, funcionários, pais de alunos e estudantes sobre a importância em cuidar dos espaços escolares. “A comunidade escolar deve receber com carinho esta nova escola, para que mais e mais alunos possam usufruir esta obra.”
O colégio conta com 10 salas de aula equipadas com televisões multimídia, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, salas multiuso, cozinha com amplo refeitório, banheiros, quadra coberta, casa do zelador, espaços alternativos para aulas ao ar livre, pátio coberto e total acessibilidade para alunos com necessidades especiais.
Para o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Norte, Sérgio Fernandes Stacheski, o colégio tem toda a estrutura necessária para que os alunos tenham qualidade de ensino. “É um colégio moderno, um referencial para a qualidade de ensino”, afirmou Stancheski.

A diretora Chirlei Terezinha Krepel contou que o colégio funcionava em dualidade administrativa com o município. “O prédio antigo é de 1935. Esta obra é um orgulho para a cidade e para todos os que estudam ou trabalham aqui”, disse Chirlei.

ENSINO – Além do ensino fundamental e do ensino médio, o colégio oferta o curso técnico em Secretariado e desenvolve programas de contraturno escolar, como o Viva Escola. “Temos capoeira, fanfarra e iniciação científica. No segundo semestre, teremos o curso Técnico em Administração”, explicou a diretora.
O estudante Elinton Lima Santos, 13 anos, da 7.ª série, afirmou que o novo colégio é espaçoso e permite aos alunos maior mobilidade. “Os banheiros são arrumados com espelhos, as salas têm TVs e dá para andar em todo o colégio sem se molhar”, descreveu o garoto.
“Os alunos vão aproveitar o que está sendo oferecido, principalmente os laboratórios e a quadra coberta”, destacou Rosangela Frasão, mãe da estudante Emili, também da 7.ª série. Rosangela lembrou que era difícil para os alunos praticarem atividade física. “Eles tinham que atravessar a rodovia para chegar à quadra. Os pais estão contentes em saber que a partir de agora isso acabou”.
“Os alunos vão aproveitar mais as aulas de Educação Física. Com a quadra esportiva dentro da escola, os alunos terão tempo adequado para as atividades pedagógicas”, contou o professor de Educação Física Caio Cezar dos Santos. O professor conta ainda que a nova estrutura permite que alunos com alguma necessidade especial possam acompanhar suas aulas. “Tenho uma aluna com dificuldades de locomoção e agora o trânsito dela pela escola ficou facilitado”.
Fonte: www.seop.pr.gov.br

Um comentário: